sábado, 5 de julho de 2008

Congresso da Conlutas já tem resoluções sobre conjuntura internacional

As resoluções discutidas nos grupos de trabalho, que se reuniram durante todo o dia 5 e pela manhã do dia 6, começaram a ser votadas pela plenária geral do congresso na tarde deste sábado. Até o momento, foram aprovadas as resoluções referentes à situação internacional: conjuntura, América Latina/Venezuela e dívidas externa e interna.

Conjuntura Internacional
A resolução que foi aprovada, por maioria, é a de número 1 do caderno de resoluções. Entre as bandeiras de luta, exige a saída das tropas brasileiras do Haiti e das tropas imperialistas do Iraque e do Afeganistão, a saída de Israel da Palestina, e os direitos e a legalização dos imigrantes em todo o mundo. Os grupos de trabalho fizeram adendos que foram aprovados em conjunto com a resolução, como a reivindicação de internacionalismo proletário e independência política em relação a todos os governos capitalistas e a não confiança nos governos da América Latina, como Lula, Chavez, Evo Morales e Lugo – adiantando o debate do segundo ponto.

América Latina/Venezuela
Sobre este tema, foram aprovadas por maioria as resoluções 2 e 4 do caderno, também com alguns adendos, como a exigência do fim das bases militares na América Latina e a ampliação dos debates sobre a natureza dos governos no continente. O governo Chavez voltou a ser criticado por não ter abolido o latifúndio, pelo uso do aparato do Estado e por fazer acordos com a Burguesia.

Dívidas Externa e Interna
O Congresso da Conlutas aprovou a resolução de número 5, que reafirma o não pagamento das dívidas. A resolução inclui, ainda, a realização de uma campanha nacional contra o pagamento da dívida. O único adendo feito foi a inclusão dos governos municipais na resolução.

Saudações internacionais
Durante a plenária, dirigentes de entidades internacionais, como a Tendência Classista e Combativa do Uruguai e a TCCA Central Geral do Trabalho da Espanha, foram à mesa saudar o 1° Congresso da Conlutas.

Nesse momento, a plenária continua e os delegados debatem a conjuntura Nacional.

2 comentários:

Anônimo disse...

Alo galera!
Parabens pela realizacao do I Congresso da CONLUTAS! Na medida do possivel, desde aqui de Londres, estou acompanhando os debates pela Internet. Muito bom poder com esta oportunidade desde tao longe.

Eu queria aproveitar e sugerir se possivel que o caderno de resolucoes fosse publicado para que desse para acompanhar melhor o que esta sendo votado. (desculpe se ja estiver, mas neste caso, por diga onde esta')

Saudacoes Socialistas.

Junior,
Londres, Reino Unido

Anônimo disse...

Olá, companheiro.
Ficamos felizes pelo comentário. Não publicamos no blog, porque o arquivo é muito grande e um tanto inviável de colocar na rede ainda durante o Congresso.
Mas acatamos a sua idéia e disponibilizaremos, assim que possível, no site da Conlutas.
www.conlutas.org.br

Forte abraço