sexta-feira, 4 de julho de 2008

Cozinha é exemplo da grande infra-estrutura do evento


Os números do 1° Congresso da Conlutas são expressivos não apenas em relação aos delegados e delegadas presentes e regiões do país representadas. A estrutura para manter a realização do evento também é grandiosa. A alimentação dos milhares de delegados presentes é um exemplo dessa mega-infra-estrutura.

Somente no primeiro dia, cerca de cinco mil refeições foram servidas. Em arroz, por exemplo, isso equivale a mais de uma tonelada. A equipe está preparada para servir até 10 mil refeições diariamente e o que não é consumido é doado para evitar desperdício.

São 53 funcionários, quatro chapas, oito caldeirões, sendo quatro de 300 e quatro de 400 litros, três fogões industriais de seis bocas e um de quatro, seis freezers e um caminhão termoquímico. A cozinha teve que ser totalmente montada na área em que funcionava o estacionamento na parte de trás do ginásio. A rede de esgoto e de água foi feita exclusivamente para a limpeza do local.

A produção é 24h. Quatro funcionários trabalham das 22h às 7h para garantir alguns serviços como cortar cebola e cozinhar o feijão por tempo suficiente. Trabalho que não teria tempo suficiente se fosse feito apenas pela manhã. Vários funcionários foram contratados especificamente para o evento entre chefes e líderes de cozinha, cozinheiros, ajudantes e copeiros. Boa parte dos funcionários está alojada no próprio local do evento.

As refeições servidas no almoço e jantar para os participantes têm arrancado elogios até dos mais exigentes. "Essa área de cozinha é melindrosa, além de termos de nos preocupar com a higiene, o gosto de cada um é bem particular, mas estamos tentando agradar ao máximo", esclareceu o gerente operacional da cozinha, Carlos Alberto Nazário. O profissional destacou dois pontos para o bom andamento dos trabalhos: a preocupação com a estrutura e com a higiene dos alimentos.

A higiene dos alimentos é levada muito a sério pela equipe. A carne e os vegetais são embalados à vácuo e abertos apenas na hora de serem servidos para evitar contatos com o ar e microorganismos.

Nenhum comentário: