domingo, 6 de julho de 2008

Plenária delibera sobre Conjuntura Nacional e Plano de Ação

A plenária geral dos delegados participantes do 1º Congresso da Conlutas encerrou os trabalhos em torno das 20h deste sábado (5/7), depois de deliberar sobre conjuntura nacional, eleições e plano de ação, entre outros temas. Os debates foram intensos, fortalecendo a característica democrática do Congresso. Em todos os pontos votados até agora, as deliberações foram aprovadas por ampla maioria. A plenária será retomada na manhã do domingo, último dia do Congresso.

Conjuntura Nacional
Os delegados aprovaram as resoluções de números 6 e 13 do caderno de resoluções em conjunto com os adendos sugeridos pelos grupos de trabalho, reafirmando que a Conlutas faz oposição de esquerda aos governos federal, estaduais e municipais e busca organizar a luta para derrotar o projeto neoliberal.

Eleições
Para o tema das eleições, a plenária aprovou a resolução 7 do caderno, que, entre outros pontos, indica que os trabalhadores, ao votar, façam uma opção de classe e votem nos candidatos dos partidos da classe trabalhadora que sejam oposição ao governo. Contudo, a resolução considera a ação direta dos trabalhadores prioritária em relação à ação institucional e às eleições burguesas.

Plano de Ação
Uma resolução sobre o plano de ação entregue diretamente aos grupos de trabalho pelos sindicatos dos Químicos e o dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região, a Federação Nacional dos Gráficos, entre outros, foi aprovada como Plano de Ação da Conlutas, em conjunto com uma grande lista de contribuições feitas pelas diversas entidades que participam do Congresso. Destaque para a Campanha pelo Gatilho, o reajuste automático dos salários de acordo com a inflação.

Nenhum comentário: